quinta-feira, 5 de julho de 2012

Eric Silver lança seu primeiro disco no Brasil

Eric Silver é americano, de 41 anos, nascido e criado em Nashville, cidade do country e gospel. Com veia pop, por lá decidiu ser produtor. Também tocou em bandas de cantoras como Cindy Lauper e Shania Twain. Por causa das turnês, aprendeu a falar diversas línguas. Autodidata, durante viagens de ônibus e dias parados em hotel, aprendeu francês, espanhol, japonês, hebraico e mais um pouquinho de algumas outras línguas, inclusive o português.

Aos 6 anos Eric já tocava piano e violão. Modesto, diz que aprendeu um pouquinho de tudo. Violino, banjo, guitarra, bandolim e baixo. Também canta e é compositor de sucesso. “Sempre quero melhorar tudo que faço. Fiz aulas de canto para me ajudar no estúdio com outros cantores que ainda não estudaram. Se eles têm um problema com a nota ou a palavra, posso ajudar, porque já estudei”, diz.

E, juntando toda essa experiência, Eric Silver resolveu fazer diferente. Deixou um pouco de lado a vida de músico, produtor e bastidores e resolveu ir para a frente do palco. O resultado é o lançamento de seu primeiro CD, When you’re here, em que compõe, toca e canta.

A escolha do Brasil para lançar o trabalho não foi por acaso. A relação de Eric Silver com o país começou em 1986, quando conheceu Almir Sater gravando em um estúdio de Nashville. “Ficamos bons amigos, ele me convidou para vir ao Brasil e conheci Sérgio Reis, Renato Teixeira e trouxe minha banda para tocar”, lembra Eric. Algum tempo depois, o músico descobriu que a editora que cuidava de suas composições tinha uma divisão no Rio de Janeiro. Conheceu Rick Bonadio, que gostou de suas músicas e, um ano e meio depois, telefonou para Eric pedindo uma de suas músicas para um disco de Pepê e Neném.

Começava aí uma relação entre Eric e a música pop brasileira. Desde 2007 ele é o compositor norte-americano mais gravado no país. São mais de 60 músicas, em versões para o português, gravadas por bandas como Titãs, NX Zero, Fresno e CPM 22. A decisão de lançar o primeiro CD por aqui é artística e também pessoal. “Poderia ficar na minha cidade, indo e voltando de casa para o estúdio, fazendo as mesmas coisas todos os dias até morrer. Acho que 99,9% dos meus amigos esqueceram seus sonhos. Então decidi fazer algo que queria”, conta.

A arte de Eric Silver está disponível nas lojas, em álbum distribuído pela Universal, pelo selo de Rick Bonadio. Traz participações de Di Ferrero e Gee Rocha, do NX Zero, e é um pop de muita qualidade. O próximo passo de Eric será lançar o álbum em seu país. Mas antes faz shows de lançamento pelo Brasil. O primeiro deles, dia 5, em São Paulo, no Bourbon Street, com presença do músico Sérgio Britto e da cantora e violinista Luciana Andrade.

0 comentários: